Image Map

Dieta: por onde começar?

Muitas pessoas querem começar uma dieta, mas não sabem por onde começar. Vou contar por onde eu comecei. Eu fui à uma endocrinologista.
Muitas vezes o motivo de você estar engordando pode nem ser culpa da sua alimentação, e sim de algum hormônio desregulado. No meu caso, eu tenho hipotireoidismo, ou seja, eu produzo poucos hormônios da tireóide, o que faz com que meu metabolismo seja mais lento do que o das pessoas "normais".
Então por isso eu digo: procurem um endocrinologista, façam exames e digam que querem perder peso que ele vai te ajudar passando alguma dieta adequada. Também é recomendado, se possível, ouvir uma nutricionista.
Passada esta fase, eu peço a vocês uma coisa:

NÃO FIQUEM SEM COMER DE MANEIRA ALGUMA!!!

Por que? Porque se você fica sem comer por um período, da próxima vez que você comer, o seu organismo vai absorver TUDO para tentar se proteger contra o próximo período prolongado sem comida. Então acaba sendo pior e se bobear, você engorda ao invés de emagrecer. Além disso, se você emagracer, você vai acabar perdendo massa muscular e não gordura.

Ah, e outra coisa:

NÃO FIQUEM COM FOME. PROCUREM COMER A CADA 3 HORAS NO MÁXIMO PORQUE QUANDO A FOME BATER VOCÊS NÃO VÃO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE ATACAR UM PACOTE DE BISCOITOS!!

O começo da dieta, principalmente os primeiros 10 dias são um sofrimento! Não vou negar.. você quer jogar tudo pros ares, desistir e pedir uma pizza. Entretanto, se você fizer tudo direitinho, eu te garanto que com 10 dias você já terá perdido de 1,5 kg a 2kg. Então esse será seu incentivo para continuar.

Anotar tudo o que você come é uma maneira excelente de se regular e saber distribuir bem as calorias que você irá ingerir. Estabeleça uma meta de calorias (no meu caso 1200 Kcal por dia) e tente ficar dentro disso, passando bem pouco, se necessário.


Clica que aumenta

Eu anotava tudo o que eu comia. Hoje em dia não anoto mais porque já atingi o peso que queria e porque com o tempo você vai tendo noção do quanto pode comer. Para saber os valores olhava nas embalagens ou na internet.O almoço era a refeição mais difícil de estimar o valor das calorias. Então eu vou contar o que eu fazia para ter uma idéia.

Sabem aquela lasanha de microondas Bolonhesa da Sadia? Pronto. Metade daquela lasanha tem, em média, 432Kcal. Então, quando eu ia almoçar, eu comparava o que eu comia com aquela porção de lasanha, cheia de massa, queijo, presunto, carne e molhos!

O segredo é procurar comer melhor mas não deixar de comer o que se quer. Se você deixar de comer tudo o que gosta, é muito mais fácil abandonar a dieta. Na imagem do lado direito, vocês podem ver que nesse dia eu comi 2 ovos fritos. Eu tava LOUCA para comer ovo e comi! Pronto! Simples assim. Se você quiser pizza, coma! Mas se você comia 2,3 ou 4 fatias, procure comer 1 ou 1 e meia no máááximo!

Esse é o início meninas...nas próximas semanas eu vou dando mais dicas e mostrando algumas opções de alimentos que são boas, principalmente para a hora do lanche!





6 comentários:

  1. Bem legal esse post Juh!
    Vai ajudar mt gnt que acha q fazer dieta é deixar de comer!

    =D

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Eu decidi fazer tbm depois de um monte de gente vir perguntar o que que eu tinha feito.. daí achei que poderia ajudar mesmo, ne?
    Bjocas e to com saudade de você, viu?

    ResponderExcluir
  3. Ju que legal essas suas dicas, to adorandoo!!

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Muito boa as dicas mesmo
    isso evita a mulherada louca q faz essas dietas mais loucas ainda
    depois voltam a comere engordam o dobro!!
    bjooooo

    ResponderExcluir
  5. me ajudou bastanteee... espero daqui a uns meses poder ter o mesmo resultado q vc!!!
    vc tá óóótimaaa!! ;**

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails